sábado, 27 de fevereiro de 2016

Jogo: Wolfsburg vs Bayern M.




Olhando para o onze titular do Wolfsburg a minha primeira impressão foi de uma equipa bastante defensiva. É uma pena para quem se lembra da óptima equipa da temporada passada com um futebol bastante ofensivo.
Marcel Schafer, um defesa a jogar como extremo esquerdo ou algo parecido com isso. Normalmente quando os treinadores se põem a inventar, mudando as ideias da equipa e colocando jogadores fora das suas posições, não costuma dar bom resultado.
Desta forma a minha ideia para o jogo era de um Bayern a dominar pois a equipa da casa não parecia definida para criar muito perigo ao adversário.

Como já tinha explicado num post anterior, eu tenho atenção a pontos muito específicos nos jogos que trabalho do Bayern M.
Este jogo é um bom exemplo de quando aposto a favor desta equipa.
O Bayern, como normal, começou com as linhas subidas e com grande posse de bola. Mas haviam claras diferenças neste jogo para aqueles em que não aposto neles:
1- A bola estava a chegar com grande facilidade aos extremos e estes estavam com bastante espaço para ir para cima do defesa e para fazer cruzamentos perigosos. Isto é bastante perigoso porque o Bayern normalmente coloca bastantes jogadores na área adversária.
2 - Estavam a entrar bastantes passes e com facilidade por trás da defesa do Wolfsburg.

Devido a isto, o Bayern criou várias oportunidades de golo e eu logo cedo no jogo apostei a favor deles a uma odd à volta de 1.43.
Pensava que era uma questão de tempo até o golo aparecer mas estava tudo contra o Bayern incluindo os postes da baliza :)
Mais tarde na 1º parte o Wolfsburg começou a criar oportunidades de perigo na baliza do Neuer o que era uma surpresa para mim que o conseguissem com tão poucos jogadores ofensivos.
Mas como o perigo era bastante e o Bayern já não estava tão bem, eu fechei a minha aposta com algum prejuízo, à volta de 2%.

Não apostei mais neste jogo, apenas estive a ver a 2º parte. É uma pena que o Ribery tenha estado tanto tempo lesionado pois quando ele está em campo percebe-se que a equipa define muito melhor os ataques e parece ter mais fio de jogo.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Jogo: Arsenal vs Leicester




Um dos grandes jogos de hoje. O Arsenal com um bom onze inicial, embora não o meu preferido e o Leicester com a sua melhor equipa.
À partida para este jogo estava à espera de um futebol de posse do Arsenal e um Leicester a jogar no contra-ataque como é normal desta equipa.

As minhas posições no mercado iriam depender da capacidade do Leicester em criar claras oportunidades de perigo junto da baliza do Arsenal e, da capacidade deste último de as bloquear e de impor o seu jogo no meio campo do seu adversário.

O Arsenal entrou bem no jogo, criando oportunidades de golo e empurrando a equipa adversária para o seu meio campo defensivo. Rapidamente apostei no Arsenal a uma odd de 1.68.
Era bastante importante para a equipa da casa marcar cedo no jogo pois era a melhor posição para gerir contra uma equipa com as características do Leicester. (O Wenger de certeza que viu o que aconteceu ao Man. City :)).

Aos 16 minutos o Jamie Vardy quase marcou, numa altura em que o Arsenal já começava a diminuir a pressão inicial. Sendo assim eu comecei a fechar a minha aposta a favor do Arsenal.
Nos minutos seguintes o jogo começou a ficar mais favorável aos contra-ataques do Leicester que parecia já ter assentado o seu jogo face à pressão inicial do Arsenal.
Comecei a apostar contra o Arsenal. Perto do intervalo o Vardy marca e eu fecho a minha aposta em lucro.
Agora o Arsenal tinha-se posicionado na pior situação possível contra uma equipa como o Leicester.

Mas ainda havia muito jogo. Novamente o Arsenal entrou muito forte na 2º parte e eu decidi apostar neles a 4.8. Não iria ser uma posição muito longa pois o preço iria desvalorizar muito rápido conforme o tempo passasse. Era apenas para tentar apanhar um golo cedo na 2º parte por parte da equipa da casa.
O golo não apareceu mas houve um cartão vermelho para o Danny Simpson do Leicester. O preço do Arsenal desceu bastante o que fez com que eu agora tivesse bastante tempo para estar a favor antes de fechar a minha aposta sem prejuízo.
O empate chegou perto dos 70 minutos mas como eu não estava completamente satisfeito fechei apenas parte da minha aposta deixando mais dinheiro na vitória do Arsenal.

A partir daqui foi um massacre do Arsenal. Tive que esperar até ao último segundo do jogo mas o lucro compensou o risco.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Jogo: Bochum vs Bayern Munich



Foi uma surpresa para mim ver que o Bayern ia jogar com os jogadores titulares. Acho que é uma indicação que o Guardiola vai mesmo apostar na conquista do "Treble" antes da ida para o Man. City.
Estava à espera dum jogo fácil para o Bayern mas depois de ver o início do jogo rapidamente mudei de opinião.

Em Janeiro escrevi um post sobre os pontos que considero mais importante na análise dum jogo da equipa bávara. Os dois pontos eram:
- A equipa cria perigo na área do adversário com várias oportunidades claras de golo;
- Impedem o adversário de organizar jogadas de ataque e criar oportunidades claras de golo.

Hoje o que se passou foi o contrário. O Bayern estava a fazer uma partida fraca, sem ideias e não conseguia criar jogadas de perigo na área do adversário, ao contrário do Bochum que estava a aproveitar muito bem o contra-ataque.
Posto isto, decidi apostar contra o Bayern a uma excelente odd de 1.17.

Infelizmente para mim a equipa do Guardiola colocou-se em vantagem e eu fechei a minha aposta com um prejuízo à volta de 7.5% da minha stake.
Antes do golo já estava a lucrar à volta de 14% da minha stake.

Então quer dizer que foi um mau trade? Vamos fazer as contas:
1- O Bayern ganha vantagem: Eu perco à volta de  7.5% da minha stake;
2- Eu decido fechar a minha aposta contra o Bayern ao intervalo ou quando achar que eles estão melhores no jogo: Eu lucro pelo menos 14% da stake no pior dos cenários e à volta de 16.4% ao intervalo;
3- O Bayern sofre um golo: Eu lucro, no pior cenário, 31% da minha stake.

Na minha opinião, a opção 2 e 3 eram as mais prováveis de acontecer naquele momento, portanto acho que foi um bom trade.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Man. City de Pep Guardiola (Previsão)




Um dos grandes temas do momento em Inglaterra. Sinceramente acho que na próxima época teremos uma Premier League fantástica se ao Guardiola e ao Klopp se juntar ainda o Mourinho no Man. Utd. e outro grande treinador no Chelsea (Diego Simeone ou o Antonio Conte eram a minha preferência).

Ao contrário do que já li por ai não acho que o plantel vá sofrer uma revolução assim tão grande. Na minha opinião a revolução será no meio campo defensivo/construção.
Já todos sabemos desde o tempo do Barcelona que o Guardiola não é fã das características do Yaya Touré portanto é quase certo a sua saída. O restantes jogadores. Fernando, Fernandinho e Delph não têm as características (criatividade, decisão e técnica) para serem bem sucedidos numa equipa do Pep.

Para mim a maior dor de cabeça será arranjar um "Xabi Alonso/Busquets" para actuar como médio mais recuado. Não estou a ver nenhum jogador a curto prazo que possa satisfazer todas as ideias do treinador (talvez o Julian Weigl do Dortmund daqui a 1 ou 2 anos). Talvez o Marchisio funcionaria bem mas não estou a ver a Juventus a abrir mão do jogador.

Depois como médios de construção e condução de bola também vai ser muito difícil, dado que os melhores já estão em grandes equipas e estas não os vão deixar sair.
Deste lote refiro-me a: Iniesta, Modric, Isco (obrigado Zidane por teres aberto os olhos), Thiago Alcántara.
A longo prazo: Sergi Roberto e Dele Alli.

Estou mesmo bastante curioso para ver o plantel na próxima época pois o mercado está cada vez mais competitivo e penso que será muito difícil para o Guardiola montar uma equipa à sua imagem em apenas um mercado de transferências.

Em relação à frente de ataque penso que os jogadores que melhorarão imenso com a vinda do Guardiola serão o Sterling e o Agüero.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Jogo: Chelsea vs Man Utd




O jogo grande da jornada.
Em relação ao onze do Chelsea não gosto de ver o Mikel a jogar ao lado do Matic. É contra o futebol moderno jogar com dois jogadores com pouca criatividade e técnica na primeira fase de construção.
Eu percebo que o Fabregas é fraco na organização defensiva, e isto ainda é mais visível contra equipas grandes mas também não acho que esta seja a melhor solução.


Em relação ao onze do Man. Utd, preferia ver o Herrera no lugar do Mata. Hoje em dia é difícil jogar com um jogador destas características sem sacrificar um estremo. Talvez fosse esta uma das razões pela qual o Mourinho não precisava dele no Chelsea.

O Man. Utd. começou bem, impondo o ritmo de jogo e encostando o Chelsea ao seu meio campo defensivo. Após alguns minutos comecei a apostar contra o Chelsea.
Por volta do minuto 22/23 o Man. Utd. baixou a pressão (se calhar porque atingiram a sua média de 3 remates por jogo e não a queriam estragar, ehehe) e o Chelsea "entrou" no jogo, criando algumas oportunidades para marcar.

Neste momento já estava a ganhar à volta de 20% do valor apostado portanto decidi fechei a minha aposta. A partir daqui o jogo ficou mais equilibrado o que fez com que não tomasse mais nenhuma posição no mercado.
Fiquei contente pelo facto do resultado final não ter ficado 0-0 pois esta época já temos assistido a jogos bem secantes por partes das grandes equipas.

Jogo: Belenenses vs Benfica




Ao contrário do que o resultado final faz parecer não foi um jogo fácil de trabalhar. Já sabia à partida que o Belenenses com a chegada deste novo treinador começou a praticar um futebol muito melhor. Futebol de posse, organização, ideias muito bem definidas, ou seja, "futebol de equipa grande". Antes de mais, obrigado Júlio Velásquez como teres aceite o convite do Belenenses, o futebol precisa de mais treinadores como tu.


Demorei a decidir a minha posição. O Belenenses impunha pressão no meio campo do Benfica mas não conseguia criar oportunidades de golo. Após algumas jogadas de perigo junto à área do Belenenses aceitei a odd do Benfica à volta de 1.49.
Estive praticamente o tempo todo a favor do Benfica mas ainda assim por vezes duvidava da minha posição face ao futebol imposto pelo Belenenses (embora sem situações de perigo).

Jogar futebol desta forma com uma equipa mais pequena tem sempre o seus riscos. Os jogadores não são tão dotados tecnicamente o que faz com que comentam vários erros, principalmente na zona defensiva (exemplo do Rayo Vallecano). Esta foi também umas das razões porque entrei a favor do Benfica.
Por volta dos 40 minutos saí do mercado, porque previa uma desvalorização do preço do Benfica e infelizmente para mim foi nessa altura que o golo surgiu. 
Fechei a minha aposta com um prejuízo residual.

Jogos: Nápoles & Juventus




Dois bons jogos hoje à mesma hora. Por vezes, quando os jogos não me parecem de difícil análise, trabalho os dois ao mesmo tempo.
À partida para estes jogos achei que os primeiros contra os últimos lugares iria ser dinheiro fácil para mim. 

Como sempre deixei os jogos iniciarem. Naturalmente o Nápoles e a Juventus começaram dominadores e rapidamente aceitei as odds de cada equipa.
O tempo passava, as ocasiões de golo sucediam-se umas atrás das outras, como se pode ver nas estatísticas da primeira parte, mas infelizmente para mim o golo não apareceu em nenhum jogo.

Ao intervalo acabei por fechar a minha aposta nos dois jogos com um prejuízo entre 8 a 10% em cada jogo.
As equipas acabaram por ganhar com golos a aparecerem apenas aos 70 minutos, um período em que estar a favor duma equipa já acarreta perdas bastantes elevadas.

Há dias que o golo insiste em não entrar :)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Jogo: Moreirense vs Benfica



Uma das razões porque decidi trabalhar este jogo foi o facto de alguns dias antes ter tido oportunidade de ver as mesmas duas equipas em campo para um jogo da Taça da Liga.

Já me tinha referido ao Benfica num post anterior como uma das equipas que esta época me dava muita pouca confiança para apostar devido à desorganização que apresentava na fase de organização defensiva e na primeira fase de construção, onde era fortíssima em épocas anteriores.

Nestes últimos jogos, principalmente neste mês de Janeiro, já se vê uma equipa bastante diferente. Gostei principalmente de ver que na primeira fase de organização ofensiva os alas já estavam a aproveitar o espaço nas linhas, o Samaris recuava para o meio dos centrais para criar mais linhas de passe, permitindo que estes alargassem mais o espaço entre eles. Um Renato agora muito mais confiante a transportar a bola, a criar linhas de passe e a distribuir para os jogadores mais criativos da frente. Para mim esta era a fase onde o Benfica tinha mais dificuldades no início da época.

Como adversário um Moreirense, que sinceramente, demonstra muito pouco futebol. Poucas ideias para criar problemas ao Benfica (já o tinha sido na Taça), muito futebol pelo ar e jogadores pouco criativos. De realçar também um relvado em péssimo estado o que ainda privilegia menos os jogadores pouco dotados tecnicamente.

O Benfica não entrou a dominar completamente o jogo e não criou imediatamente oportunidades de golo claras, mas devido ao que expliquei acima parecia-me apenas uma questão de tempo até o golo aparecer. 
Facilmente aceitei apostar a uma odd à volta de 1.37/1.38. Felizmente estava correcto e poucos minutos depois o Jonas faz o primeiro golo que me permite fechar a minha aposta com lucro.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Jogo: Napoli vs Empoli



Novamente um jogo do Nápoles! Tenho feito questão de trabalhar os jogos todos desta equipa pois jogam tanto futebol que é tão fácil estar a favor deles.
Neste jogo uma equipa na máxima força a dar ainda mais confiança. O flashscores aponta para um 4-2-3-1 embora seja mais um 4-3-3 como na maioria dos jogos.

Escolhi este jogo de propósito. O Nápoles, como habitualmente, entrou forte a criar ocasiões de golo.
Rapidamente entrei a favor deles a um preço de 1.36/1.37 e estive praticamente sempre a favor.
Por volta dos 26/27 minutos previ que o preço do Nápoles ia desvalorizar nos próximos minutos e saí do mercado para depois entrar a um preço melhor.
Felizmente (às vezes também acontece o contrário), o golo do Empoli apareceu nesse momento.

Decidi voltar a analisar o jogo. O Nápoles continuava a ameaçar e neste momento já tinha uma forte convicção que a equipa da casa estava a dominar o jogo. Era uma questão de tempo até os golos aparecerem.
Após o empate aproveitei o desajustamento do mercado e apanhei um bom preço a favor do Nápoles. 

Momentos depois surgiu o 2-1 e eu fechei a minha aposta em lucro.
De realçar que mesmo que tivesse tido prejuízo com o golo do Empoli, teria mantido a calma e depois teria reduzido o prejuízo (ou mesmo limpo) com uma nova análise.
O prejuízo faz parte, o importante é acertar mais vezes do que errar.